quarta-feira, 11 de agosto de 2010

coisas de menino e menina


Ainda sobre fatos do mundinho pop, ( leia se pop como todo um conjunto estético e modo de viver as mídias contemporaneas, não somente o rótulo pop, de música de fácil digestão. ) me veio à mente algo que reparei e pensei muito essa semana: os ídolos teen de hoje. então na verdade, esse post é até meio enquete, então quem for fã dos músicos citados aqui, poderia se manifestar. Seria legal abrir o espaço com quem está mais imerso nos fenômenos pop que não tenho nenhuma intimade para abrir o debate. é tão gostoso quando você conversa com uma pessoa mais velha que não parou no tempo, que acompanha o que é feito hoje. eu sinto isso com alguns professores, seria bacana ficar velhinho e ter um mínimo de assunto com os jovenzinhos!

Enfim, um dia voltando pra casa, vejo um menino de uns 12, 13 anos..gordinho, tímido acompanhado de sua mãe, acabando de sair de uma banca de revistas. ele havia acabado de comprar uma revista que não lembro exatamente qual, mas era tipo Atrevida, TodaTeen, Capricho, edição especial gatos. Justin Bieber, Tokyo Hotel, o lobisomem com cara de pedreiro de Lua Nova, e Restart. muita informação, mas eu achei lindo e moderno a mãe permitir que o filho levasse isso. imagino sim que o adolescente é com certeza gay, pois acho que se nasce gay. Prefiro acreditar que aquela mãe é madura o suficiente pra entender isso também.

Mas o foco do post é: a feminilidade, a androginia desse pessoal novo que as meninas ( e alguns meninos como o gordinho fofo ) estão histéricas. Sempre tive curiosidade pra entender o porquê das meninas adolescentes e até muitas adultas gostarem tanto de rapazes delicados. me dei conta que na capa das revistas teen TODOS os ídolos são moças delicadas. não me interessa se eles são gays, se são metrossexuais. isso não vem ao caso agora. ( mas é só lembrar de Menudos da vida, pra ter algumas pistas..rs ). Mas sério, queria muito ser uma adolescente espeinhenta um pouco pra tentar entender o que se passa. o que as atrai. o que as deixam loucas. Adolescente em geral, é um ser complicado. eu morro de vergonha de quase tudo que gostava nessa época. e muito pouco ou quase nada sobrou desse tempo que ainda admiro, aprecio. Acho que o adolescente é um ser realmente fluido, amorfo, que está se experimentando e se descobrindo. É assim com todo mundo, se a adolescência a gente não for meio ridículo e retardado, é pq a gente não teve adolescência.

Pra constar: de tudo que ando observando a uma certa distância, a pior coisa que vi foi o Restart. Justin Bieber ouvi tem poucas semanas uma música inteira. mas Restart, fiquei chocado. não consegui passar da metade do vídeo deles, a música é um dos sons mais irritantes que já ouvi, o visual é tão new-rave-candy eye requentado.. e são feinhos. E nem adianta me chamar de ranzina, magoado, nostálgico e com cabeça de velho, pois AMO música considerada pra adolescente: Miley Cyrus, The Thing Things, Sugababes, Spice Girls, e pelo menos metade dos artista do meu Last FM se baseiam nesse nicho. mas como tudo, tem o lado bom e ruim. estou dando a chance pra alguém me mostrar o que há de bom em Restart. não quero achar que virei já um desses velhos que acha que só era bom o que foi ontem, no "meu tempo". peloamordeDeus me provem! ou então é porque a banda de calças coloridas é realmente uma porcaria. o que estou bem desconfiado.

2 comentários:

Mad Zérro Blog disse...

Li todo teu post... eu acompanho alguma coisa desse novo pop por dois motivos... sou professor e dj. Tenho que ficar em cima do que eles estão ouvindo!
O fato dos idolos teens adolescente serem andrógenos... é uma questão de identificação. muito mais presente entre crianças de 5ª série do que em 2° grau. Toda a menina que gosta deles... queria ter um namorado como ele... ou seja.. que se aproxime do que elas gostam, parecem... os colegas delas bem de longe são algo assim... elas gostariam que um menino de 13 anos tivese rosto de menina (mais perto do que elas são) e falasse de amor do jeito que elas sonham. Daí a indentificaçao. Sò que quando elas ganham experiencias amorosas elas logo vêem que aquilo não existe.. nem o garoto e nem o amor era como ela imginou. Por isso meninas mais velhas não curtem esse ídolos... não se identificam mais com eles. Alías, sabem que nada daquilo é real. Logo, esses ídolos tendem a ter vida curta por perder o seu público quando ele cresce!!!

^^
Acho que era isso. Espero ter contribuido!!!!

Eider Madeiros disse...

"...pois acho que se nasce gay." (?...)

Nada a declarar sobre o tema do post. Mas essa passagem acima destacada me intrigou.

Abraços.