quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobre Judas



A cada dia que passa amo mais Lady Gaga, e isso não é novidade, e amo mais ainda a forma como ela responde a todos os tipos de ataques e análises que a mesma sofre por todos os lados, afinal, como Gaga mesmo disse, quanto maior ela se torna como estrela, se transforma num alvo maior também. é como acompanhar uma guerra, uma história pessoal, uma biografia pop de "perto", em tempo real, sendo escrita a minha frente.

Bom, mas também não posso anular minha opinião, e ser um fã acéfalo que achará tudo que ela produzir uma obra prima. E é bom ter um mínimo de neutralidade pra não dar munição a alguns Gaga haters que eu sei muito bem que me lêem aqui. Ou seja, não curti tanto, acho que ela já fez coisas melhores, mas continuo amando ela, e vou continuar acompanhando seu trabalho, sem pseudo teorias do que ela se tornou ou vai se tornar. apenas curtindo. qualquer, eu digo qualquer artista já produziu coisas bem ruins em sua carreira, e com Gaga não seria diferente. Eu nunca caí de amores por Judas, tanto a música, quanto o vídeo. acredito que outras faixas do album serão bem melhores, pelo que já vazou. Não acho a música excitante, mas gosto da mensagem. acho então, que no fim das contas, que não curti o vídeo. Minhas impressões:
Eu acho que Gaga não soube utilizar de forma genial os simbolismos cristãos dessa vez. As imagens são bonitas como pinturas, a cena das ondas do mar é muito bonita como imagem, mas senti falta da sofisticação da freira escarlate de Alejandro, digamos que era uma imagem mais fashion, mais sutil, ao mesmo tempo forte visualmente. Em Judas, senti muita informação e pouca ação, achei as cenas meio confusas, a narrativa me incomodou diversas vezes, e a história não me prendeu, senti falta do choque. Acho que usar símbolos religiosos requer um pouco mais de imaginação, não que acho que seja o que falta em Gaga e Haus, mas senti que na prática as idéias não foram bem executadas.

Achei que a música estava fora de sincronia com as bocas de Gaga diversas vezes. não entendi bem se isso foi erro ou proposital. A arma batom não causa aquele WOW tb. Eu senti Gaga nesse vídeo como eu me sinto correndo na esteira da academia: se movimentando MUITO, inquieta, cheia de gás, disposição e energia, mas quando vê os quilômetros percorridos, nota que foi muito esforço pra pouco resultado e calorias perdidas. Não é um vídeo ruim, mas mediano se comparado ao nível de impacto que ela nos acostumou. Ao nível de emoção.

os ícones religiosos poderiam ser usados com mais agressividade, com mais paixão, digamos assim. o amor por Judas poderia ter sido mais dramático, sangrento, humilhante. Imaginei Marilyn Manson e suas imagens absurdas no elenco. os dogmas arcaicos precisam ser provocados com mais veneno, mais ousadia. por isso que ando questionando se Gaga está realmente apta a inserir essa releitura da simbologia cristã, pelo menos visualmente no ponto em que sua carreira está agora. Digo, dessa forma mais profunda como ela se propõe. ela disse ser apenas divertimento, mas acredito que ela queira ser mais profunda que isso. Eu falo isso porque de fato, pela primeira vez, senti Gaga meio apagada, inserida em tanta imagem, tanto bailarino e cenário ( obscuro ). diferente de Born This Way, que amo tanto. quanto ao figurino, nem tenho críticas, gostei pra caramba do visual metaleira.

Acho que é isso! no mais estou doente de ansiedade esperando o restante do album!



3 comentários:

b´´´ disse...

adotei uma conduta de simplesmente não discutir.
ouço lady gaga sim, não é a única cantora nem o tipo de música que eu costumo ouvir, mas ela me conquistou e também vou acompanhá-la até o fim.

amo you and i, espero muito por edge of glory e tenho expectativas com electric chapel.

não vou ficar me explicando ou discutindo com fãs das outras cantoras pop. não tenho o que justificar, não sou advogado nem tampouco acessor de imprensa da cantora. mas ainda assim fã, ainda assim fico como um pai orgulhoso quando a vejo fazendo suas travessuras ao piano, e o aspecto de judas que me agradou foi que vi uma garota nos seus 25 anos se divertindo com seus amigos e dando um passo a frente (é incrivelmente bem sucedido se considerar que é a primeira vez dela na direção) em sua carreira.

deve ser um tanto pesado ser a "mãe monstro" então eu realmente fico tocado quando vejo um pouco da stefani em ação. e vou continuar ouvindo-a no meu canto porque realmente esse mundinho das 'divas pop' não é minha praia.

b´´´ disse...

PS: você PRECISA fazer uma chibi desse último look! diz que sim, vai, por favor sim, diz que sim, siiim? lol

Rafa Cabral disse...

"senti muita informação e pouca ação". concordo plenamente. A história ficou meio imcompreensível, só ficou fácil de entender por causa da bíblia e tal. o "amor" por judas não ficou evidente, sem falar que o ator que interpreta Jesus teve destaque bem maior que o próprio judas. além de diversas outras coisas. a coreografia tava bacana, dinâmica. acho que pra quem queria causar "impacto" na sociedade, dessa vez a gaga não se saiu muito bem. vou esperar pelos próximos trabalhos. *-*