quarta-feira, 1 de abril de 2009

Se você tem um amigo artista..



Se você tem um amigo artista..

. ..saiba que cada vez que você o relembrar disso – de que ele é um artista – estará soprando um pouco mais de vida e sonhos no coração dele, e pode ter certeza que ele sorrirá nessa hora pra você.

. .. ligue para ele de madrugada. Qualquer dia da semana, sem medo. Provavelmente ele estará no seu momento mais intenso do dia, bolando mil coisas, mil projetos e idéias absurdas, que provavelmente esquecerá quando acordar a maioria. Mas ele irá amar falar com você nessa hora e dividir alguma idéia contigo.

... jamais pergunte a seu amigo “porque você fez isso?” quando ele te mostrar alguma coisa nova. Um desenho, uma escultura, ou algo que você não saiba dar um nome, um substantivo pra se referir. Diga o que achou, mesmo não gostando, mas nunca questionando a razão e motivo daquilo existir. É como se você se perguntasse qual o sentido de ter nascido neste planeta.

...não tenha vergonha de expor sua falta de conhecimento sobre arte. Ou de demonstrar a falta de interesse em conhecer mais se for o caso. Tudo isso facilita muito as coisas. No primeiro caso seu amigo terá um grande prazer em dividir o que ele sabe com você.

...procure saber o tipo de arte que ele faz e se especializou. As linguagens que ele utiliza e domina, os outros artistas que ele usa como referências, se o que ele produz é honesto com ele mesmo. Tente achar mais do que “bonito” ou “legal”. Argumente, provoque e critique as coisas que ele faz também. Um olhar atencioso de fora sempre é bem vindo.

...guarde pra ele coisas que jogaria fora. Revistas, papéis velhos, fotos envelhecidas, livros mofados, móveis quebrados. Tudo isso pode virar arte e não deixa de ser ecológico.

...saiba que nem todos artistas são românticos e sensíveis. Que nem todos querem expor na galeria de arte. E que todos sonham em viver do que gostam de fazer.

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Incrível como me identifico com esse blog.

Mônica Vaz disse...

Fofo! Obrigada pelo comentário..

Vi que as camisetas estão saindo, não? Ao menos o blog existe....

Ana disse...

Oi Joapa!

tô passando aqui pra dizer que respondi o selo q vc me passou (é, só hoje.. desculpa!)

e tb te indiquei pra um outro meme.

beijo!