terça-feira, 3 de janeiro de 2012

igualzinho








Sabe o que eu ouvi naquele dia? Que você era exatamente igual a mim. Que você seria alguém sensível, sereno, parecido comigo. Seria essa nossa semelhança em certos pontos que me traz aqui onde estou e como estou. Será que fisicamente também somos parecidos? Será que somos fortes? Será que você entende certas coisas?

Veja bem meu querido: Se você é igual a mim, eu desejo que você me supere. Eu entrego meu esboço para que você o transforme em uma imagem elaborada, evoluída do que essa comparação entre eu e você sugere. Ela é mínima. Ela é apenas ela. E eu quero que você recrie essa imagem que lhe entrego. Mas para isso e antes disso, é preciso que você perceba alguns fatos.

Se você é igual a mim, desejo do fundo do coração que saiba ter cautela e uso da palavra amor. Já que você é igualzinho a mim, então não ousará usar essa palavra daquela forma tão vulgar, banal e desprovida de um sentido real, que não se sustenta. Se você é igual a mim, saberá que o que chama de amor não poderá ser confundido com um conforto, com uma posse e egoísmo. Se você é tão parecido comigo, perceberá que não poderá garantir a felicidade de ninguém, por mais que acredite no amor que sinta por essa pessoa, mas você descobrirá um horizonte infinito e pleno além de palavras rasas e superficiais. Você entenderá que o amor é uma coisa fluida, densa e que se construirá a cada dia, fora de qualquer roteiro barato.

E acima de tudo, irá buscar um amor não óbvio, mas forte, verdadeiro que não abandonará você nos momentos mais feios, tristes e difíceis da sua vida. É esse o amor que espero que você esteja buscando, meu caro. Esse amor não garante boas fotografias, esse amor não é fácil mesmo. Ele às vezes nem se permite ser chamado pelo nome de amor, mas é ele que desejo do fundo do meu coração a você, já que estamos falando aqui de alguém que seria parecido comigo, então me permito fazer todas as relações e suposições possíveis com você.

Se você é igual a mim, perceberá que é preciso ser forte, nos momentos de mais fraqueza e verá que não há outro jeito de sobreviver sem seguir em frente, com você e somente com você. Se você é igual a mim, você lutará e contrariará qualquer pessoa que queira ter você não como um companheiro, mas como uma posse. Se você pensa como eu, você acordará e saberá não continuar esse processo.

Você conseguirá notar tantas diferenças e nuances que talvez eu não tenha conseguido distinguir. Existe uma diferença grande entre zelar e amar. E é tão perigoso quando nos confundimos meu caro. O preço e a dor são altos demais, e eu não desejo isso a você.

Se você é igual a mim, não se sentirá constrangido e com medo de expor suas tristezas e feridas para quem em tese deveria cuidar e apoiar você. Se você sente certas coisas como eu, saberá que melancolia e momentos introspectivos fazem parte da vida, como a chuva, como a neblina, como resfriados. Temos que saber conviver com eles. Quando você se sentir assim, eu acredito que fará sua parte para passar o momento triste, mas também sei que há períodos mais pesados, e tristeza parece não ir embora.

Você também se sentirá fraco, muito fraco e não achará respostas em nenhum lugar, e tudo parecerá desprovido de sentido, sem um culpado e foco além da sua própria angústia. Você não saberá o que fazer com você mesmo, mas no fundo saberá que há uma centelha de força escondida lá dentro, que jamais se apagará.

Se você é igual a mim, saberá cuidar de você, e não irá ser jogado ainda mais no fundo por quem quer que seja que faça se sentir mais culpado pela própria tristeza que sente. Se você é parecido comigo, não deixará que façam isso com você. Não aceitará que transformem o que sente em algo ainda mais pesado e incompreensível pra você. Não tenha medo, meu querido, já que você é igual a mim perceberá isso tudo no esboço que recebeu.

E acima de tudo, se você é igual a mim... irá se respeitar em primeiro lugar. Se você perder o próprio respeito, nada do que falo aqui fará sentido. Quando você perde isso, que o mais importante que você pode ter nessa vida, não há o que pensar ou refletir. Siga. E se você perder o próprio respeito, terei a absoluta certeza que você não é igual a mim, como eu ouvi naquele dia. Não se entregue por pouco, é eu que diria a você.

Não troque seu respeito e dignidade por nada.
Se você é igual a mim saberá quais lugares onde gostaria de estar e de não estar agora. Eu sei.





2 comentários:

Anônimo disse...

Este texto é seu?
Mexeu profundamente comigo!

Anônimo disse...

Esse texto é seu?
Mexeu profundamente comigo!