terça-feira, 10 de janeiro de 2012

10 de janeiro de 2011

faltam menos de trinta minutos para meia noite. um manto gelado tomou conta da cidade. os faróis dos carros pareceram mais agradáveis hoje, enquanto olhava para suas luzes ficando embaçadas e desfocadas lentamente pela janela do táxi. Senti um desconforto durante o dia, senti vontade de chorar, senti vontade de rir, e ri. fiquei duas horas além do meu expediente no trabalho, pois não queria voltar pra casa. Uma querida amiga me convida para jantar o delicioso prato que ela fez pela primeira vez na sua panela elétrica japonesa. Assisti com ela o primeiro BBB, coisa que não faço porque não gosto e também porque não tenho TV aqui. Olhei pras minhas novas plantas e fiquei confuso se elas já precisam ou não serem regadas agora.

O dia foi feito dessas coisas. o dia foi feito de pura melancolia. Um dia que eu não soube o que fazer e como agir. Eu lembrei que existe um retrato. desenho e aquarela. Nesse desenho há um sorriso, que eu fiquei dias decorando, aprendendo cada detalhe, captando cada nuance, para ser um sorriso fiel. Por pequenos instantes, eu esqueci de tudo e só vi o sorriso desenhado, ali vivo e todo o contexto. Nessa hora, todo o sofrimento e dor deram uma trégua e pude entender que diante daquele sorriso não haveria possibilidade de alguém machucar o outro. Eu não sei o retrato ainda existe, eu não sei até quando os pigmentos e o papel resistem ao tempo, às traças, ao mofo. Eu só sei que enquanto alguém conseguir enxergar o sorriso do retrato, ainda haverá possibilidade de sonhar. sonhar com o futuro, sonhar com o amor. sonhar no não esgotamento dos sorrisos, sonhar que tudo poderá ser vivido, em outro lugar, outra pessoa, outro tempo, outro retrato, não importa. Enquanto existir um sorriso como aquele, será possível continuar acreditando.


Eu sei que são apenas lembranças. Eu sei que nada disso muda os fatos. Eu sei no que acredito, e se pela lembrança do sorriso, ainda consigo ter fé em algo, então não é tão ruim assim. O meu desejo, hoje, nesse dia de votos e desejos de coisas boas é que mesmo que o retrato não exista mais, espero que o verdadeiro sorriso que o originou nunca desapareça. que o sorriso de carne e cálcio permaneça, servindo de matéria para novos sonhos. Que não faltem motivos para ele. Que ele seja visto e sentido de perto. Que ele exista.

My tea's gone cold
I'm wondering why I got out of bed at all
The morning rain clouds up my window
And I can't see at all
And even if I could it'd all be gray,
But your picture on my wall
It reminds me that it's not so bad
It's not so bad


.


Nenhum comentário: