terça-feira, 5 de julho de 2011

Buenos Aires - Argentina


Filete: "arte" popular de origem polonesa que decora desde ônibus, bancas de jornais, barzinhos, bodegas, etc. há um movimento atual de valorização, reconhecimento e preservação do filete como patrimônio estético.



Túmulo de Evita. na verdade é o jazigo da família Duarte. Sim, pela paixão exarcebada e absurda que os argentinos têm com o mito de Evita também esperava que fosse mais dramático, imponente, mas é discreto.

Fiquei louco com a arte tumular no cemitério da Recoleta. queria ficar horas, dias ali. as esculturas são incríveis e ricas em detalhes. é realmente uma cidade dos mortos, com túmulos altos, alguns com mais de um andar, com porões e jazigos com capacidade de guardar até 60 corpos! Fiquei inspirado em desenhar os anjos melancólicos, com marcas do tempo.


algo que via o tempo todo em Buenos Aires: contraste. riqueza e abandono, orgulho e esquecimento, glória do passado e depressão do presente. velho, velho novo, velho presente.

Praça-parquinho acolhedor, não fosse o cheio de cocô de cachorro que infestava ali. fiquei meio chocado com o tanto de totô de bilu que as pessoas vão deixando nas ruas. Algumas são limpíssimas, outras sujíssimas. não é costume limpar os cocozinhos dos pets, e olha que nunca vi tanto cachorro na minha vida.


Dá pra imaginar mil roteiros nesses jazigos.


Ok, me empolguei e tirei MUITAS fotos do cemitério da Recoleta, mas não resisto. são meu campo de pesquisa, fonte de imagens.


Diz o Léo que esse gato ( que chamo de Beast 666 ) estava se preparando pra avançar e me atacar, na jugular, mas eu acho que era só pose mesmo. Muitos gatos vivem ali e são gordos, bonitos, não têm aspecto de doentes. Eu sempre digo que gatos são decoração. rs


Essa é uma lojinha de santos ( Santeria ) que fica no Centro. A dona do local foi bem simpática e deixou tirar quantas fotos quisesse. acho que fiquei viciado em buscar cruzes por todo lugar que vou. Cruzes são codigos que só quem inventa sua própria religião sabe ler. é força, poder, memória, proteção, fé em algo. ( e não estou falando de catolicismo ).


enlace do concreto e vegetação. como o cinza com verde vivo fica bonito de se ver! como a visita foi rápida, não consegui saber quem é essa mulher com ar de poderosa.



Mother and Father, com excesso de luz do sol.


Cemitérios geralmente causam medo, repulsa e tristeza nas pessoas. eu sinto uma estranha paz neles. Fora o fato de serem galerias de esculturas.

Respect!

Esse estava mansinho.

Anjos olham pro horizonte de Buenos Aires, no entardecer da Recoleta.


Santeria. amei este nome.

A arquitetura da cidade se impõe o tempo todo. foi a primeira vez que vi arranha céus em estilo antigo, digo com mais de 10, 15 andares de perto. história pra todos os lados, exaltando o orgulho de um passado de opulência e muita riqueza.

Tadinha.
Jardim Japonês de Palermo. bem meiguinho e de casalzinhi.

Puerto Madero. a nova Buenos Aires. Polêmica, charmosa, um quê de cafona, limpinha.
foto clichê de turista. mas o parquinho ao redor da Floralis é uma graça e cheio de casaizinhos de mininis e mininis.
Pra onde vamos agora? gastamos MUITA sola de sapato. o que foi bom, pra amenizar o estrago gastrônimo e calórico das gordelícias que a cidade têm.

Café gostoso.

Anjo Bomba



Lugares bem deteriorados ainda têm coisas linda como essa, mesmo com um monte de lixo embaixo. Buenos Aires é cheio dessas coisas que você tem que desafiar tudo e ter coragem pra captar e enxergar as sutilezas escondidas no meio do caos.

Dos cafés que fomos, só tinha velhinhos, sem jovens cults e descoladinhos. Queria saber o que eles tanto escrevem.
é muita escultura. muita.
Nunca passei tanto frio na vida, mas a luz da cidade estava sempre assim, linda.
Aquariozinho
Japonês Portenho
Banda elegante, deve ser do governo da nação. senhores ensaivam com moçoilos bem guapos por sinal. pena que só vi o aquecimento deles e não a apresentação final. Homens argentinos são sim, bonitos, elegantes, mas ao mesmo tempo desleixados.
Ponte da Mulher.
ain
muita gente!
Eu gosto de Tango!
Recoleta dos vivos em segundo plano, Recoleta dos Mortos famosos em primeiro.
Muito ôro!




o último passeio! assustador ver os instrumentos de trabalho dos coveiros.
The End is near
Recoleta é pura riqueza. principalmente a riqueza artística e cultural.
o Cento Cultural da Recoleta se não me engano foi um asilo. é enorme e respira arte, tem por volta de 20 espaços expositivos com espaço para artistas consagrados e iniciantes, o que faz a qualidade dos trabalho oscilar entre o ruizinho e o fantástico. mas achei isso bem democrático. Se morrasse em Buenos Aires com certeza seria um lugar que gostaria de frequentar muito.


tavam com frio também, tadinhos.






casa da presidente

Tudo é antigo. esse bar é incrivelmente poluído de imagens.






Feira dos sacoleiros e meio moderninhos




San Telmo é lindo. esse mercado antigo é um lugar pra passar horas garimpando de TUDO.
Filete! Filete! Filete!
Phyna

Carne e Batata! de todos os tipos e maneiras possíveis..

e..Filete!
Protestos tão comuns como os pombos.
ela é bonita, vamos admitir.
Música
Gostei de hábito de comer tudo acompanhado de pão. dizem que é pra suprir a "sustança" que o nosso arroz faria. rs

Ai que tentação.



Tanta tipografia bonita pra ver.

















Só tirei fotos dos primeiros dias, já que a máquina pifou, mas tá bom, se não daria milhares de fotos. Buenos Aires é linda e melancólica, tem um charme que não temos, é completamente diferente e ao mesmo tempo igual a qualquer cidade de Brasil. é um lugar pra se debruçar e amar muito. cheia de contradições, você se sentirá em alguns momentos em um satélite da Europa, e em outros terá plena consciência que está na America Latina de verdade. Quero voltar, com certeza. Valeu a pena demais.

2 comentários:

<---- that chick disse...

love your blog...:D, your photos are so interesting & colorful, thanks for sharing, oh and love the lil gaga chibi's that you do, they are super cute.

DELUXENASTYGUY disse...

Fiquei impfessionado coma s fotos do cemiterio q vc tirou..lindas fique morrendo de vontade de visita-lo...ahco lindo cemiterios com essas esculturas...
Lindo lindo lindo...parabéns pelo blog..