quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mapeamento de vidas

Durante os meses de janeiro e metade de fevereiro participei como colaborador-produtor local do Mapeamento LGBT do Grupo Somos de Porto Alegre, onde o objetivo é traçar roteiros, conhecer e divulgar todas as possíveis manifestações ligadas à cultura e à arte. todas as impressões do projeto você encontra no blog: http://somos.org.br/mapeamento/.

Foi interessantíssimo, divertido, cansativo, estimulador e principalmente desafiador topar essa parada. Me indicaram por ter um relativo bom trânsito pela noite e bons contatos da área cultural e artística, mas durante o processo descobri que quanto mais você acha que sabe e conhece da vida cultural da sua cidade, mais vc tem a descobrir, e eu tenho muitas, mas muitas coisas a conhecer e re-avaliar aqui em BH. Senti que meu mundo era bem menos vasto do que imaginava, mas ao mesmo tempo estimulado, excitado por ter entrado em contato com novas manifestações na minha rotina como a Associação das Lésbicas de Minas( ALEM ), Falar da nova DIVAH da noite e da vida, a Neide, ou Neide Gaga pros íntimos, da Caramelo Sundae, bares que nunca havia entrado, e a diferença que faz um encontro pessoal com os artistas plásticos que de alguma forma tratam a questão da (homo)sexualidade.

Além disso notei o quanto é delicado esse limite entre o que é cultura, espaços de agregação cultural com espaços de entretenimento. Até que ponto um nightclub, um bar GLS é considerado espaço de manifestações de cultura, por exemplo? Fora outros desdobramentos não previstos que foram surgindo. é como se a pesquisa fosse tomando forma própria, além de nosso planejamento. Enfim, me senti pequeno, mas muito desafiado, e isso foi bom. foi um contato muito gostoso, tanto com os amigos gaúchos quanto os entrevistados.

Ano que vem esse material todo será transformado em um catálogo impresso e um site. Foi um prazer participar e espero que o projeto do mapeamento só cresça e traga bons resultados a todos os envolvidos e os que terão acesso a essa pesquisa.

Além da parte séria e de comprometimento com o trabalho desenvolvido, também tivemos nossos momentos de descarga e relaxamentos, com muitos drinks, cervejas, botecos, bafões e confidências, sempre acompanhado dos queridos guris Sandro e Mayra, além do inseparável amado Jeff kun e outros friends, o que nos renderam mil casos, mas essa é oooutra história!



Eu, a Top Drag Dolly Piercing e Sandro Ka, guri de PoA e coordenador do Mapeamento GLBT.





___


2 comentários:

Sandro Ka disse...

Joãozinho, querido. Adorei o post. Vi por acaso. Avisan né??? Saudades,guri.

Anônimo disse...

Querido! Adorei o post. Vou guardar. Estas impressões são muito importantes para nós. beijos
Sandro Ka