segunda-feira, 22 de junho de 2009

FANTASTIC PLASTIC MACHINE


Bievenue à le munde Fantastique en Plastique..
Welcome to the Fantastic Plastic World...

assim é a frase sussurrada por uma sensual voz feminina na primeira faixa do album debut do Fantastic Plastic Machine. aceite o convite, pois será uma viagem absurda e inesquecível..

Sou completamente apaixonado pela cultura pop nipônica. fato. Não posso morrer sem passar uma temporada em Tokyo. baixo séries de anime. Não fico muitos dias sem traçar um bom temaki. Devoro tudo que é de lá com um apetite visual impressionante.
E pesquisando sobre Superflat ( um movimento estético relativamente recente - ainda falo dele aqui ), re-descobri um som que me tirou do chão, de tão empolgado e apaixonado que fiquei. Falo do Fantastic Plastic Machine. De todos projetos e artistas que comento aqui, esse sem dúvida dispara, vale a pena demais você baixar todos os 6 albuns e se deliciar com uma sonoridade fresca, elegante, cheia de vida, sofisticada, divertida e absurdamente criativa.
Tomoyuki Tanaka (田中知之) é um artista e DJ de J-Pop que escolheu a alcunha de Fantastic Plastic Machine. Tanaka é um membro e realizador importante do chamado Shibuya Kei, um movimento artístico que entre outras influências ocidentais, faz um mix com bossa nova, ( MUITAS músicas em português - os japoneses VENERAM a bossa nova como nenhum povo do mundo ) lounge music, house e trilhas sonoras de filmes dos anos 60, só pra citar algumas das mil facetas do FPM. Música alegre-bafo, mas que tb pode ser ouvida nas horas calminhas, serenas.


quando digo que re-descobri Fantastic Plastic Machine no início do post, me refiro ao fato de que já tinha tido um contato com o artista anteriormente, mas não focado tanto na música. me refiro ao belíssimo vídeo de 2003 produzido pelo bombado Takashi Murakami para a Louis Vuitton, o já considerado clássico Superflat Monogram:





"Different Colors", trilha do psicodélico vídeo em que a simpática garotinha é transportada pro mundo absurdo, mágico e lisérgico da Vuitton, foi produzida pelo Fantastic Plastic Machine e traz todo esse clima inocente, porém corrosivo do estilo Superflat de Takashi. é lindo e gruda como um chiclete nos ouvidos. Esse comercial era mostrado nas lojas Louis Vuitton japonesas.

Foi então que fiquei com vontade de baixar a música e fui atrás dos outros albuns e me surpreendi demais.

algumas capas dos albuns.

fica a dica musical de hoje. Se você achava que Pizzicato Five era divertido e bom, com certeza amará FPM. tem momentos que me lembra Moby, Daft Punk, Soulwax, Bebel Gilberto, Kylie Minogue, Justice..a experiência que tive com FPM foi como entrar numa festa onde todo mundo leva sua case e põe seu som, uma sensação orgástica, uma orgia de estilos diferentes que no fim, todos ficam sorrindo atoa.

o gordinho japa ahaza

dá pra baixar os albuns nesse blog: http://mrmusikita.blogspot.com/

Espero que curtam! ;)


.

Um comentário:

Adonay Esteves disse...

Como é bom ter um amigo como você!

(tou aqui tendo um extase com a versão dele pra There must be an angel do Eurythmics)