sábado, 18 de abril de 2009

minutemens e olhões ontem e hoje

Agradeço às menines do Grupo Otaklub ( forever... nosso destino está fadado a carregar pra sempre esse nome engraçado. Acho meigo ) pelos scans de Watchmen.

Estou gostando e deixando pra ler aqueles anexos e documentos do fim dos gibis depois que ler toda a saga, tipo um extra de DVD quando termina de ver o filme. Por mais medo que eu tenha dele, Allan Moore é realmente um dos melhores roteiristas que existem. Lembro de quase dez anos atrás quando estava com vários volumes de Watchmen em casa pra ler e nem sonhava que viraria modinha hoje. Eu nem liguei muito, sabe.




Obviamente eu estava em êxtase e deslumbrado com o mundo do mangá recém descoberto naquela época. Os japoneses são muito apelativos visualmente e acho que isso que faz deles tão bons. As páginas barrocas do Clamp, As crises de depressão pós episódios de Evangelion, Os Cabelos da Belldandy de Oh My Godess!..



Acho que tudo tem uma época e tempo certo. Eu simplesmente não tinha maturidade suficiente, cabeça nem interesse por uma obra como Watchmen.
Mas tive a sorte de ter amigos como o Thiago que me apresentaram Neil Gaiman, com a linda Morte, o Grande Momento da vida.

Da mesma fonte de riqueza de gostos e estilos que nosso grupo tinha, os que eram fans do comics, do mangá purista, das coisas sombrias e densas da Vertigo..toda essa miscelânea só foi positiva pra todos, e todos saíram ganhando eu acredito.
Hoje somos meio que a mesma coisa, uns designers, publicitários, artistas plásticos, videomakers, escritores,..eu amo essa pluralidade.

Meninos, por ora sem episódios constrangedores daquela época que só nós mesmos iríamos achar graça, mas é assim que funcionam as melhores turmas. Estou gostando de Watchmen. Fazia tempo que não vira um traço ocidental “puro” antes da epidemia mangática que devorou o quadrinho ocidental.

O jeito que eles faziam sombras com nanquim em áreas pretas e não retículas..Não falo isso como tragédia, pois continuo amando mangá, mas sabemos que pouca coisa disso que chamam de mangalóide presta .

gosto de apreciar as qualidades de cada estilo. – separados, às vezes. - deu uma saudade de voltar a ler quadrinhos, de todos estilos, boas obras. Muita. E principalmente saudade de voltar a fazer fanzine. Mas isso a gente não faz de falta de vergonha nas nossas caras gordas. Ia bombar.
Agora dá licença que vou voltar a ler Watchmen. Tudo é tão familiar com as noticias da mídia hoje, não acham?

Quanto ao filme, falo o que sempre falei – quando passar na Tela Quente, eu vejo!

Nenhum comentário: