domingo, 8 de março de 2009

A foto acima é um trabalho meu feito em 2007, no Festival de Inverno da UFMG em Diamantina. Gravura-fotografia, e um pouco de intervenção. mas não vou falar em detalhes desse trabalho, apresento um pouco dele agora pra contextualizar o post. daqui a pouco volto a falar desse trabalho, aliás, o título dele é Patrimônio.

Tem épocas que a gente, solteiro, relativamente tranquilo entra numas histórias malucas e intensas, verdadeiras histórias de amor e paixão que duram uma semana, duas no máximo, mas que te deixam idiota, escravo dessa coisa maluca que é ficar ( muito ) afim de alguém.

bom, a semana passa, depois de um monte de coisas bonitinhas, email, saídas, cineminhas e todas aquelas-coisas-de-pessoas-que-estão-se-conhecendo-melhor fazem, você se toca que o carinha não se empolgou tanto como você SEMPRE espera, rejeição, claro. fica triste obviamente, poe algum verso de uma música mágoa e fossa no seu nick do messenger, amaldiçoa todos os gays, o mundinho, tudo. resumindo, fica uma coisinha mal resolvida que não é tão dolorosa como a mágoa do fim de namoro, mas que uma hora ou outra vai reaparecer pra te irritar um pouquinho.

Bom, é por isso que falo dele. Ele é considerado um partidão e tanto em Belo Horizonte. O carro dele é o mais legal, sua casa a mais bacana e moderninha. Suas coleções de vinis, e brinquedos antigos deixavam qualquer um radiante. Frequentava lugares como MP5, Roxy, Deputa, talvez NaSala, e obviamente Café com Letras. Não sei mesmo quando foi que ele descobriu meu nome e veio ser simpático comigo quando eu trabalhava na Roxy.

Minha barriga começava a doer, aquela dor de barriga estranha quando vc tá muito excitado, nervoso. homens bonitos geralmente me deixam assim quando chegam muito perto. era assim toda vez que ele aparecia bem discreto com aquele sorriso enorme, aquele porte todo. aquilo tudo. E pensava, além de lindo, ele é tão simpático, como pode ?
E obviamente, jamais cogitava que um homem como aquele pudesse algum dia ficar afim de mim. aquela coisa, óbvio que eu queria que ele ficasse afim e estaria com um olho aberto e preparado se algum dia essa oportunidade acontecesse.

E um dia aconteceu.

ele tem 30 anos. mas eu sempre achei que ele tivesse mais, por ja ter uma vida independente, suas coisas, uma carreira, eu diria. Certo dia, esbarro com ele na Savassi, é claro e ele pede pra ficar e tomar um café com ele. Tremendo, gaguejando e embaralhando as palavras, aceito, e sem alcool nem nada, lembro que foi um dos fins de tarde de Domingo mais estimulante e de sorrisos bobos, de 2008. não parava de me perguntar " Eu realmente estou aqui, com ele ? ".

cara você pensa, aquele homem que SEMPRE idealizou, aquela mulher que você SEMPRE babou..ali te dando mole, num café, querendo saber mais sobre você, falo isso porque é bem diferente dele ou ela te pegar numa balada por exemplo, com o som no talo, mais pista cheia e alguma droga ou alcool na sua cabeça.. é muito diferente, não melhor ou pior, mas outra coisa.

enfim, aí começa tudo que falei acima. os telefonemas fofos..tudo. toda a expectativa de que ele poderia ser O namorado. e em duas semanas, acaba. assim. fim. " ainda estou pagando uma dívida do meu último namoro" foi o que ouvi como justificativa. enfim, bola pra frente, sem nenhuma cena feia, pelo menos. meses se passam, da última vez que soube, ele está namorando agora.

hoje recebo um email dele, propondo uma parceria num trabalho artistico, com fotografia e outras linguagens. Trabalhamos em áreas parecidas. Passado o susto inicial, me veio uma coisa estranha, um sentimento de atordoamento que não se posso chamar de triste, mas também algo que não é alegre. Se uma coisa não é triste nem feliz, ela é o quê ? Notei que minha barriga não doía mais. que não iria perder o sono como outras noites, pensando nele. pensando em tudo que poderia virar realidade e que tava nos meus sonhos românticos.

Mesmo que foi rápido e tranquila nossa historinha de amor de 2 semanas, foi muito forte e intensa pra quem anda passando por sucessivas historinhas dessas, como eu. Estava sendo um inferno, ficar sem se envolver nunca foi um problema pra mim, sexo tb não. mas estava tendo o azar do cão nisso. foda. quando é uma ou outra tudo bem, mas quando começa a se repetir, não tem graça. carência é realmente uma merda.

Isso tem dois lados, o lado bom ( ou o mais parecido com isso ) é que sei que não vou viajar, não vou surtar, não ficarei achando que o convite de fazer o trabalho junto é o mesmo convite daquele dia no Café, que fiquei desenhando passarinhos nos guardanapos pra aliviar minha tensão enquanto falava com ele. A parte meio melancólica é que você percebe que talvez esteja mais maduro, mas frio, mais desconfiado de tudo, essa proteção que a gente acha que vai nos poupar de mais ilusão e decepção. o único jeito é acreditar nessa verdade , se conformar.
é como se você adrestrasse seu coração. ele vai sempre sentir alguma coisinha lá guardada, aquela vontade de dizer coisas romanticas, de acariciar a barba, de dar um beijo, mas a razão tem que prevalecer, e isso não pode, então comporte-se. pra tudo ficar bem, e sem climão.

Já disse por aqui que não consigo nem quero ser amigo de ex namorados, ou ficantes, não importa. Não faz sentido, não aprendi a lidar com isso. Podemos ser super simpáticos, educados, gentis e prestativos, mas amigos, não. isso não. por que no fundo, eu ainda gosto de cada um deles.

Eu não sei o que responder a ele. não sei se estou tão a vontade pra trabalhar junto, agora, depois de meses sem vê-lo. Será que vou perguntar " como vai o namoro ? ", sei lá, talvez ele que me pergunta isso antes. Não estou abalado, nem confuso. pelo contrário. Esse seria o menor dos dilemas agora. Mas fico de certa forma intrigado, pensando nessas coisas do acaso e no mistério que é essa coisa que é gostar de alguém e as mais absurdas maneiras e ocasiões que a vida coloca, tira e põe de volta essas pessoas no seu e no meu caminho.


.

2 comentários:

Alberto Pereira Jr. disse...

olha.. vem acontecendo isso comigo tb.. mas mais emblemático é o que aconteceu comigo em 2007.. no meu segundo namoro..

ele veio pra minha sala da faculdade, depois de um tempo fora do país, lindo.. sorridente.. alto, inteligente, comunicativo.. trocamos olhares.. fez amizade com minhas amigas.. um mes depois ficamos.. 5 dias depois começamos a namorar.. qse 3 meses depois ele disse q nao estava empolgado o suficiente.... terminou com essa desculpa.. entramos em férias da facul.. um mês depois nos vimos.. veio me abraçar e queria saber das minhas novidades.. ele já estava com outro.. alguém irritantemente parecido comigo...

foda.. foda.. nao entendo o ser humano

paulo raic disse...

seja simplista, aceite o trabalho e cobre caro!!! kkkkkkkk