domingo, 11 de janeiro de 2009

A primeira fotografia do mundo (França - 1826)



A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 por Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado betume da Judeia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
foi tirada no verão de 1826 na França, da janela da casa de Joseph Niepce, encontra-se preservada até hoje.
No lado esquerdo da imagem é um sotão da casa da família de Niépce. No centro da imagem fica o telhado do celeiro. O edifício longo atrás dele é a casa de cozimento, com chaminé. No lado direito da imagem é uma outra parte da casa. Niepce chamou seu trabalho de “heliograph” em tributo ao poder do sol.
Em 1835 Jacques Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo.


Quase simultaneamente, William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. Hippolyte Bayard também desenvolveu um método de fotografia, mas demorou para anunciar e não foi mais reconhecido como seu inventor.
Créditos: Lista10
_______

Um comentário:

Râzi disse...

Lê vai adorar ler sobre isso!!!

Vou mandar pra ele!!

Beijão!