sexta-feira, 20 de maio de 2011

Detanico e Lain


Vocês conhecem o trabalho dos artistas Angela Detanico e Rafael Lain?são artistas de Caxias do Sul que moram e trabalham em Paris há uma década. Seu trabalho se caracteriza por uma relação estreita com o design gráfico e suas estratégias de comunicação, questionando os critérios que orientam o desenho tradicional, em particular a legibilidade e a comunicabilidade. ( Via Bienal do Mercosul )

Deixo uma imagem de uns dos trabalhos da dupla que eu sou apaixonado, Utopia, pelo seu vigor estético e mensagem forte, direta e ao mesmo tempo sutil e delicada.


Detanico e Lain criaram várias fontes tipográficas. Duas das mais conhecidas são Utopia (2001) ePilha (2003). Na primeira, silhuetas de ícones da arquitetura modernista brasileira (que correspondem às maiúsculas) misturam-se a imagens de arquitetura popular e elementos do caos urbano, típico das cidades do terceiro mundo (que correspondem às minúsculas). Os textos escritos com Utopia refletem uma sociedade contraditória onde convivem desejo e realidade.

fraco

_ talvez os pais vendam a casa que você viveu toda sua vida desde que nasceu e onde estão todas suas memórias.
_talvez você volte e não reconheça mais nada.
_talvez você mesmo se mude de casa na capital em breve
_talvez você saia do seu emprego que anda te trazendo mais decepções, mas sem garantia de outro.
_talvez seu namorado seja promovido e vá morar em outra cidade.




_______ be strong.

e se tudo der errado?

_talvez você esteja com medo de tudo isso, e entende que não pode ser egoísta e não aceitar que essas mudanças ocorram, por medo de perder seu conforto.

e se tudo der errado?

We can be strong, we can be strong
Out on this lonely road, on the road to love
We can be strong,we can be strong
Follow that unicorn, on the road to love

(Lady Gaga - Highway Unicorn)






Madre Monster, Mater Dulcissima

Tirei uma semana fora de Belo Horizonte para rever minha família, o que não fazia desde janeiro. Me propus a visitá-los mais vezes este ano, e ainda não é esta freqüência que gostaria que fosse. De todo modo, incomodado ou inspirado por um desejo que me persegue já faz algum tempo, revisitei lugares. escolas, ruas, pracinhas, igrejas que tiveram uma relevância muito pessoal e forte na minha vida, que não via à uns 8 anos.. e como tudo muda e ao mesmo tempo mantém uma essência eterna. é muito paradoxo. é estranho essa coisa, o tempo na nossa memória e coração.

Estou angustiado, engasgado e com vontade de chorar escondido por não entender o que realmente todas essas coisas significam pra mim a partir de agora. muitas vezes em Belo Horizonte me peguei fuçando sites, perfis em redes sociais de ex colegas do colégio por curiosidade, é claro, mas também por uma força de tentar resgatar e lembrar que eu também tenho uma história pra lembrar. o que fui, como foi, de onde vim. Tenho medo do futuro, tenho medo da solidão, como qualquer ser humano. tenho medo da morte, de perder as pessoas que amo, por mais que saiba que isso vai acontecer. me senti relaxado voltando a respirar o ar da minha terra, a estrada, o capim. de volta.

não vou ser hipócrita de dizer que tenho saudade de uma ou outra pessoa dessa época. mas tenho saudade de um tempo em que acreditava que viveria para sempre. que não sentia o tempo passar. eu sei, estou escrevendo assim porque me sinto velho, mas não vou negar. amanhã é o meu último dia aqui em Unaí, e me sinto devastado, com o coração angustiado, e muito, muito fraco diante de um ciclone de sentimentos antagônicos que me cerca. não estou triste por algum episódio específico, mas temeroso pelas mudanças drásticas que eu sinto que virão a partir de agora e que vão afetar a todos que amo.

Tenho o orgulho de dizer que nasci numa família privilegiada. não por ter dinheiro, fama ou reconhecimento profissional. mas por serem as pessoas mais puras que eu já conheci em toda a minha vida, não por serem meus pais. todos estudaram até a quarta série, mas são os dois mais modernos e de mente aberta que eu conheço. não pensem que falo isso agora querendo pagar de família de comercial de margarina, pois estamos longe disso como família. somos mais família Adams com família Buscapé, digamos assim. já brigamos muito, e feio. já nos machucamos, já erramos muito neste processo. já deixamos tristezas e feridas um ao outro. hoje refletimos. e pensamos no quanto é pior viver sem o outro.

Desde que saí de casa, minha mãe ficou mais murcha. como uma flor. A minha mãe, talvez o que mais me fascina nela, é essa capacidade que ela tem de ser tão forte, e tão frágil ao mesmo tempo. já me choquei com a capacidade dela de encarar crises e problemas assustadores de frente, de aceitar e superar desafios que a maioria das pessoas não aguentaria e com uma bravura que eu tenho certeza que não teria. Mas agora, meus irmãos também cresceram. ela não tem curso superior, profissão, e como passou a sua vida inteira só cuidando dos outros, da gente, filhos, sobrinhos, primos, avós, agora ela não sabe o que fazer com ela. ela não sabe se ver como mulher, pois só aprendeu a ser e se ver como mãe. como cuidadora. como cuidar dela? quem vai cuidar dela? como posso fazer algo pra que ela não murche mais? como lidar com esse olhar triste? me sinto patético, um fracassado por não saber o que fazer.

é estranho ter toda a generosidade e amor do mundo disponíveis pra você tão longe. não que em BH não tenha, mas o amor de mãe é sempre incondicional e diferente, pelo menos no meu caso eu posso falar. Não consigo imaginar outra imagem que não seja a Pietá, a virgem pra ilustrar a melancolia e amor transcendental que vejo em minha mãe. tão frágil agora, tão pequena. tanto carinho e amor aqui, e lá fora, quando voltar depois de amanhã tanta falsidade, tanta guerra, tanta cobrança, tanto individualismo, tanta competição e principalmente tão pouca generosidade. passei 7 anos suportando e levando todos os golpes do estilo de vida que escolhi, e sempre soube que não seria fácil. várias vitórias, vários tropeços, feridas. ainda há caminho demais pra se percorrer. Queria me sentir mais forte agora e proteger alguém.

eu sei que quando despedir, ela chorará. como sempre.

Eu queria ficar. mas não posso. e isso não está certo.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

O oceano




Desenhos para a marca mineira Graça Ottoni. Você poderá conferir os mesmos como estampas das frescas camisetas de verão que a marca produziu para sua coleção de verão 2011. site da Graça Ottoni: http://www.gracaottoni.com.br/ & Blog: http://gracaottoni.com.br/blog/
Preciso dizer que foi um tempo muito prazeroso o que tive produzindo essas imagens!














quarta-feira, 11 de maio de 2011

Impro


Esboço e ilustra final para o Festival de Improvisação Teatral, Impro. esses personagens que desenhei foram usados em toda a identidade visual do evento, impressos e mídia. Foi o primeiro desenho que fiz pra backbus. alguns amigos meus viram em ônibus pela cidade com os desenhos, mas eu mesmo não vi nenhum, só foto. >_<

serious



pencil.2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

pra dizer que chorei hoje ouvindo Edge of the Glory. e isso significa muito pra mim. sabe quando tudo anda vago e oco, e alguém vem te dar a voz, e dizer as palavras que precisaria soltar, engasgadas? obrigado Madre Monster, mais uma vez.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobre Judas



A cada dia que passa amo mais Lady Gaga, e isso não é novidade, e amo mais ainda a forma como ela responde a todos os tipos de ataques e análises que a mesma sofre por todos os lados, afinal, como Gaga mesmo disse, quanto maior ela se torna como estrela, se transforma num alvo maior também. é como acompanhar uma guerra, uma história pessoal, uma biografia pop de "perto", em tempo real, sendo escrita a minha frente.

Bom, mas também não posso anular minha opinião, e ser um fã acéfalo que achará tudo que ela produzir uma obra prima. E é bom ter um mínimo de neutralidade pra não dar munição a alguns Gaga haters que eu sei muito bem que me lêem aqui. Ou seja, não curti tanto, acho que ela já fez coisas melhores, mas continuo amando ela, e vou continuar acompanhando seu trabalho, sem pseudo teorias do que ela se tornou ou vai se tornar. apenas curtindo. qualquer, eu digo qualquer artista já produziu coisas bem ruins em sua carreira, e com Gaga não seria diferente. Eu nunca caí de amores por Judas, tanto a música, quanto o vídeo. acredito que outras faixas do album serão bem melhores, pelo que já vazou. Não acho a música excitante, mas gosto da mensagem. acho então, que no fim das contas, que não curti o vídeo. Minhas impressões:
Eu acho que Gaga não soube utilizar de forma genial os simbolismos cristãos dessa vez. As imagens são bonitas como pinturas, a cena das ondas do mar é muito bonita como imagem, mas senti falta da sofisticação da freira escarlate de Alejandro, digamos que era uma imagem mais fashion, mais sutil, ao mesmo tempo forte visualmente. Em Judas, senti muita informação e pouca ação, achei as cenas meio confusas, a narrativa me incomodou diversas vezes, e a história não me prendeu, senti falta do choque. Acho que usar símbolos religiosos requer um pouco mais de imaginação, não que acho que seja o que falta em Gaga e Haus, mas senti que na prática as idéias não foram bem executadas.

Achei que a música estava fora de sincronia com as bocas de Gaga diversas vezes. não entendi bem se isso foi erro ou proposital. A arma batom não causa aquele WOW tb. Eu senti Gaga nesse vídeo como eu me sinto correndo na esteira da academia: se movimentando MUITO, inquieta, cheia de gás, disposição e energia, mas quando vê os quilômetros percorridos, nota que foi muito esforço pra pouco resultado e calorias perdidas. Não é um vídeo ruim, mas mediano se comparado ao nível de impacto que ela nos acostumou. Ao nível de emoção.

os ícones religiosos poderiam ser usados com mais agressividade, com mais paixão, digamos assim. o amor por Judas poderia ter sido mais dramático, sangrento, humilhante. Imaginei Marilyn Manson e suas imagens absurdas no elenco. os dogmas arcaicos precisam ser provocados com mais veneno, mais ousadia. por isso que ando questionando se Gaga está realmente apta a inserir essa releitura da simbologia cristã, pelo menos visualmente no ponto em que sua carreira está agora. Digo, dessa forma mais profunda como ela se propõe. ela disse ser apenas divertimento, mas acredito que ela queira ser mais profunda que isso. Eu falo isso porque de fato, pela primeira vez, senti Gaga meio apagada, inserida em tanta imagem, tanto bailarino e cenário ( obscuro ). diferente de Born This Way, que amo tanto. quanto ao figurino, nem tenho críticas, gostei pra caramba do visual metaleira.

Acho que é isso! no mais estou doente de ansiedade esperando o restante do album!



terça-feira, 3 de maio de 2011

S2


Quando ele posta um coração, você acha:

( ) que ele está apaixonado, in love por alguém.
( ) está lembrando que precisa de comida, ar, oxigênio e água pra continuar a bombear sangue pelo seu corpo e sobreviver.
( ) que ele tem uma doentia, exótica e não resolvida relação com tudo que é fofinho e infantil.
( ) Uma tentativa simpática de disfarçar sentimentos pesados e obscuros dele.
( ) Uma esperança pra você. ele está afim de você. E como vivemos na era da internet, pra bom entendedor, emoticon é texto, é sentença.
( ) Que é uma tentativa de não esquecer que no fundo, sozinhos, sem alguém pra amar e ser amado, não somos porcaria nenhuma.
( ) Que é uma oferenda. ele não tem nada mais pra oferecer do que seu coração machucado. ele não tem nada a perder mesmo.
( ) Um mistério. Alguém tão frio e insensível como ele não é de fazer isso.
( ) Uma vontade de parecer mais profundo e cheio de significados do que isso parece. Como não pensou em nada melhor, a primeira imagem que sabe fazer é um coração banal.
( ) isso. ele é banal, o coração é banal, o amor está banalizado. tudo é ordinário.

vai peixinho.

vai ser feliz por aí, vai.

about

Neste momento estou pensando em várias coisas.
Pensando se deveria estar pensando menos e voltar pras coisas que estava fazendo.
Pensando que estou pensando e fazendo coisas ou parte das coisas que estou pensando ao mesmo tempo. Sempre fui assim.

Pensando e olhando à exaustão os últimos desenhos pra próxima coleção de verão da Graça Ottoni, grife de Minas, sobre o mar. ( postarei quando for oficialmente lançadas as estampas ). Pensando que estou gostando, mas queria ter tido mais tempo pra fazer e mergulhar mais no conceito e estética. mas estou gostando.
Pensando que dia 15 vou pra minha cidade rever minha família e descansar da agência um pouco e desenhar muito, coisas autorais.

Pensando em sonhos que tive e que não gostaria de ter sonhado. Pensando no quanto eu e um dos meus roomates não nos gostamos um do outro, e qual de nós dois teria mais razão em se antipatizar pelo outro. Pensando que preciso arrumar minha roupa e sapato pro grande casamento de uma amiga no fim de semana, e até agora não fiz nada. Pensando como aconselhar e ajudar uma pessoa que amo que está se sentindo deprimida e frustrada no trabalho que odeia, mas também tem muito medo de perder este emprego. Pensando em pessoas queridas que estou dando pouca ou nenhuma atenção ultimamente.

Pensando onde colocarei o lixo com o fim das sacolas plásticas, que agora são proibidas em Belo Horizonte. Pensando nas camisetas que estou devendo faz muito tempo e estou mega envergonhado pelo atraso.

Pensando que não há imagem mais triste que um olhar cansado.

Pensando no que não poderia ser mais.

domingo, 1 de maio de 2011

ilustração flyer Algazarra party







coluta HIT do Jornal Estado de Minas

oi

Tenho saudade de escrever mais aqui, mas o motivo é um só e simples: falta de tempo e disposição. Quando você quer fazer mudanças radicais na sua vida, no meu caso, dar um upgrade profissional, pra poder morar sozinho mesmo, e ter um atelier produtivo e auto sustentável, você tem que vestir o uniforme de adulto mesmo, e focar, focar. trabalhar é um desafio, e tentar trabalhar com o que gosta é um desafio maior ainda. mas não deixo de ler meus bons blogue não. mas realmente não tenho a disciplina de manter um blog ativo, frenético sempre. Mas não morri não. a vida offline é aquela onde as coisas realmente acontecem, e a gente sabe que internet é um veneno sedutor, uma cachaça tremenda. Qualquer uma das pessoas que trabalham com arte, desenho e afins aqui sabe que só produzimos algo de verdade quando está desconectado. então é preciso sair um pouco da frente do monitor e produzir coisas bonitas, coisas adultas.

Mas nunca esquecer de vir aqui nos intervalos tomar um cafezinho virtual com nossos amigos. ;)

Calminho - Caminho: Macacos-MG